Descubra os pilares que criam um sistema eficaz de logística para a sua empresa

O papel de cada elemento da logística é fundamental para o sucesso de uma operação. Todas as atividades da cadeia de suprimentos precisam ser consideradas na hora da contratação de um parceiro logístico.

Neste artigo vamos falar sobre os 5 pilares que criam um sistema eficaz de logística para a sua empresa. Acompanhe conosco!

 

O Sucesso na Logística

Existem cinco elementos fundamentais na logística. Ao aplicar cada um deles, de acordo com as necessidades da sua empresa, você obterá um sistema logístico de sucesso e com eficiência. São eles:

  1. Armazenagem e manuseio de materiais
  2. Embalagem e separação
  3. Inventário
  4. Transporte
  5. Informação e controle

 

Vamos nos aprofundar um a um:

1. Armazenamento, movimentação de materiais e armazéns na logística

Permitir um fluxo constante de produtos enviados e recebidos pode significar o sucesso ou o fracasso de uma operação. Os negócios precisam operar com eficiência máxima e, em muitos casos, a produção precisa ser separada em lotes e armazenada antes do envio ao destino final.

Nesse momento, um parceiro logístico que ofereça espaço em armazéns faz toda a diferença. Via de regra, as empresas não contam com equipamentos de armazenamento próprios, como estantes ou racks, e equipamentos de manuseio de materiais para movê-los pelo armazém e para carregar ou descarregar os veículos de entrega. Contar com um serviço de logística especializado é o ideal.

2. Embalagem e separação

Uma definição chave e um dos Rs da logística é o cuidado e a boa condição de um produto. A embalagem é uma parte essencial disso. 

A separação, ou unitização, também é importante, pois auxilia no armazenamento e no transporte. Um produto mais fácil de mover e armazenar é um cubo, então a embalagem e a unitização tentam pegar todos os diferentes tamanhos e formas de produto e embalá-los o mais próximo possível em uma forma cubóide, uma caixa mesmo.

3. Inventário

O estoque é um elemento logístico que está, intimamente, relacionado à armazenagem. São o feijão com arroz da logística! 

Na verdade, o estoque precisa ser controlado para que os fluxos de mercadorias que entram e saem de um armazém sejam previsíveis. Como isso é alcançado? Observando os dados de vendas de pedidos anteriores e usando várias ferramentas matemáticas e estatísticas para tentar prever quantos bens serão demandados pelos consumidores. 

A gestão de estoque não é uma ciência exata, mas dependendo de quão variável a demanda pode ser, é uma ferramenta útil para ajudar a gerenciar os fluxos de mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos.

4. Transporte

O elemento mais famoso da logística é o transporte. Isso inclui todos os modais, incluindo rodoviários (inclusive os trens de carga), marítimos e aéreos.

Sem transporte, as mercadorias não seriam capazes de passar de um estágio para outro dentro da cadeia de suprimentos. Alguns bens com cadeias de abastecimento curtas, como alimentos perecíveis, não viajam muito. Outros produtos mais complexos consistem em muitos componentes que podem ser transportados de todo o mundo. A experiência do seu operador logístico pode evitar muita dor de cabeça e perdas por aqui!

5. Informação e controle

O elemento de informação e controle é necessário para que tudo atue como gatilho para vários procedimentos operacionais. Ter informações reais e controles rígidos garante mais tranquilidade nas decisões.

 

Os níveis de pedido ajudam a decidir quais itens precisam ser separados e embalados nos armazéns. Assim, tudo fica mais adequado ao planejamento e a organização do transporte.

O papel da informação e controle é ajudar a projetar sistemas de informação que possam controlar os procedimentos operacionais. Eles também são fundamentais na previsão de demanda e estoque, como já mencionado.

Sem esses pilares, a base da sua logística não será funcional. E disso, a Kieling entende, pois temos mais de 20 anos de experiência, levando e trazendo mercadorias com toda a segurança e agilidade que você precisa.

Clique aqui e descubra como a Força K pode ajudar na logística da sua empresa!

Logística que faz a diferença

Eficácia no planejamento, rastreamento da carga e centralização de estoques.