Entenda a Supply Chain de A a Z
Supply Chain

Você já sabe como usar uma estratégia de Supply Chain para otimizar os custos do seu negócio? A Kieling ensina!

Você dedica 08 minutos para ler esse texto!

Chegou o momento de entender de uma vez por todas como funciona a Supply Chain. Essa estratégia é cada vez mais relevante nas Operações Logísticas de empresas de todos os segmentos. Por isso, a Kieling ensina para você os detalhes que você precisa para aplicar efetivamente o Gerenciamento de Cadeia de Suprimento. A partir desse blog post, você será apresentado ao conceito de Supply Chain, o potencial da estratégia, como superar os desafios e entender, de fato, quais exigências os seus processos precisam seguir para ter sucesso na integração. E, por fim, alcançar ainda mais satisfação do seu cliente e aumentar a margem de lucro do seu negócio! 

Quantas vezes por mês você perde vendas por falta de produtos no estoque? A estratégia para evitar essa, e várias outras adversidades, inicia muito antes de escolher a quantidade de itens necessários para o período. Com uma estratégia de Supply Chain bem estruturada, você investe no relacionamento com o cliente, entregando exatamente as soluções que ele procura, e lucra com a otimização das atividades que levam o produto até o consumidor.

O que é Supply Chain? 

O Supply Chain, ou Cadeia de Suprimentos em português, é uma estratégia Logística que busca unir os elos que existem até que os produtos cheguem ao cliente. Criando um sistema que otimiza as etapas de serviço, para que as exigências sejam cumpridas de forma sincronizada. Desde o fornecimento da matéria prima, até o envio e chegada dos itens ao consumidor. De forma genérica, a Cadeia de Suprimentos consiste das seguintes etapas: 

  • Fornecedores: quais são e onde estão as matérias-primas dos seus produtos;
  • Operação: quando toda a matéria-prima é organizada para formar o produto final;
  • Distribuição: etapa onde os itens se aproximam do consumidor, transportando do estoque até onde o produto será vendido;
  • Loja: a vitrine dos produtos, podendo ser qualquer tipo de estabelecimento (concessionária, varejo, mercados, etc…);
  • Consumidor: etapa final, onde o cliente compra o produto. 

Apesar de parecerem muito semelhantes, Logística e Supply Chain são conceitos diferentes. A Logística consiste em promover melhorias internas no negócio, sendo responsável pela documentação, planejamento e distribuição de mercadorias. O Supply Chain é considerado uma evolução da Logística: agora, não basta mais otimizar processos internos. É preciso expandir a atuação e conectar todas as ações até o momento da venda! 

Qual a vantagem para o seu negócio?

A alta competitividade do mercado exige que você encontre maneiras de destacar a sua empresa.  Como fazer isso? Oferecendo para seus clientes uma ótima experiência de compra. E é aí que entra a gestão da Cadeia de Suprimentos. Já que além de possibilitar frete barato, entregas rápidas e disponibilidade de produtos, também trabalha para diminuir os gastos de produção. Todos saem ganhando! 

Você sabe que sua Cadeia de Suprimentos está bem gerenciada quando, além de todas as vantagens já mencionadas, ela também é personalizada para concretizar diferentes planos da instituição. Como cita a reportagem da Valor Econômico, muitos empreendedores buscaram por soluções para tornar os processos mais resilientes diante de crises através da Supply Chain.

Como superar os desafios de integrar a Supply Chain com as áreas da empresa?

Claro que nenhuma ótima solução vem fácil. Com a Cadeia de Suprimentos não é diferente. Se integrar processos internos já é difícil, conectar as informações e atividades de todo o negócio é um desafio!

  1. O primeiro passo é contar com o apoio de uma Operadora Logística de excelência como a Kieling. Dessa forma, a expertise da Força K deixa o seu negócio sempre à frente da concorrência em tecnologia e qualidade;
  2. Documentar e estabelecer formalmente toda a estratégia de Supply Chain também é muito importante para alinhar os objetivos dentro da empresa. Assim como deixar as expectativas claras para cada uma das etapas de integração; 
  3. Utilize as ferramentas certas para analisar os indicadores de desempenho do seu negócio. A Kieling oferece para você o Sistema de Gestão Logística. Com ele, você acompanha cada detalhe dos seus processos, e pode cruzar informações para fazer uma análise visual com histogramas, gráficos e mapas por região atendida. 

Quer entender ainda mais sobre como as estratégias de Supply Chain atuam na sua empresa? Entre em contato com a Kieling! A Força K tem a expertise necessária para esclarecer todas as suas dúvidas e criar um plano logístico personalizado para sua empresa!

Kieling, Logística por inteiro.

Logística que faz a diferença

Eficácia no planejamento, rastreamento da carga e centralização de estoques.