Entenda o que é e como aplicar um Planejamento de Distribuição

Garanta economia nas operações e a satisfação do cliente aplicando essa estratégia

Você leva 07 minutos para ler esse texto!

Já ouviu falar sobre o Planejamento de Distribuição? Se você passou por momentos onde alguns produtos estavam em falta na loja e acabou perdendo vendas por esse motivo, é dessa estratégia que você precisa. A Kieling explica porque você deve considerar esse método no seu negócio e como aplicá-lo com excelência. Continue lendo!

O que é Planejamento de Distribuição?

Aqui vai um cenário que enlouquece qualquer operador logístico ou varejista: prateleiras com espaços vazios, ao mesmo tempo em que o centro de distribuição (CD) está lotado!

Com a pandemia, a escassez de materiais deixou essa logística ainda mais complexa. De acordo com a Folha de São Paulo, nos Estados Unidos tornou-se comum ter itens em falta em diversos setores, de supermercados a concessionárias.

A boa notícia é que o Planejamento de Distribuição existe para evitar essa situação, que traz prejuízo para ambos os lados da transação. A estratégia consiste em uma série de etapas que buscam prever a necessidade de produtos na loja, organizar o estoque e estabelecer prioridades no abastecimento.

Por que aplicar na sua empresa?

Consolidar um Planejamento de Distribuição é a solução para não deixar seu cliente na mão!

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 93% dos entrevistados consideram a experiência de compra um fator importante ou muito importante. Oferecer o produto certo no momento em que o seu consumidor precisa dele também é uma maneira de fortalecer o relacionamento com o cliente e aperfeiçoar essa experiência.

Ainda conforme a pesquisa, 77% dos entrevistados acreditam que a maioria das empresas precisam melhorar a experiência. Aí você já tem uma oportunidade para se destacar entre a concorrência!

Falando sobre as vantagens financeiras, o Planejamento de Distribuição reduz ao máximo os gastos com uma das maiores despesas da logística: a armazenagem. Ao fim da operação, a diferença de custos será significativa!

Previsão de demanda

Nesta etapa, é preciso analisar os hábitos de compras dos seus consumidores.

Primeiro, entender quais são as mercadorias mais pedidas, e que por esse motivo acabam esgotando mais rápido. Esses são os que precisam de mais espaço no estoque do ponto de venda e do CD.

O objetivo é conseguir enxergar um padrão de consumo. Que indique, a curto e longo prazo, quais serão as tendências dos clientes. E a partir daí, adaptar as operações logísticas para suprir essas demandas da forma mais eficiente possível.

Os desafios são monitorar corretamente essas informações, sem exceder ou carecer na quantidade de itens, e acertar o timing de entregas!

Planejamento de distribuição na prática

O Planejamento de Distribuição só estará 100% alinhado com a operação se for uma estratégia personalizada.

Para iniciar o Planejamento com o pé direito, recolha informações como:

  • Previsão de demanda, que falamos no tópico anterior!
  • Produtos mais pedidos;
  • Quantidade de mercadorias já em estoque ;
  • Matérias-primas (aqui considere embalagens, sacolas, caixas, etc…);
  • Prazos de entrega dos fornecedores;
  • Espaço disponível de estoque no ponto de venda;
  • Espaço disponível no CD;
  • Mapeamento dos locais onde cada item é necessário.

E atenção para a dica da Kieling: Um software de alta qualidade ou um Sistema de Gestão Logística vão ajudar você no momento de recolher e organizar estes dados.

Com estes resultados é possível enxergar as operações da empresa de forma ampla, rastrear as conexões entre cada etapa, e entender como esses elementos interferem na entrega final do seu serviço.

Para ter uma análise atenta e receber as soluções que se encaixam perfeitamente às suas necessidades e as do seu cliente, é só chamar a Kieling!

A Força K é especialista em criar estratégias integradas à empresa. Nós cuidamos de todos os detalhes da Logística, inovando e trazendo o que há de melhor no mercado para você. Entre em contato para entender tudo que podemos fazer pelo seu negócio!

Kieling, Logística por inteiro.

Logística que faz a diferença

Eficácia no planejamento, rastreamento da carga e centralização de estoques.