Garanta economia nas operações e a satisfação do cliente aplicando essa estratégia
Você leva 07 minutos para ler esse texto!
Já ouviu falar sobre o Planejamento de Distribuição? Se você passou por momentos onde alguns produtos estavam em falta na loja e acabou perdendo vendas por esse motivo, é dessa estratégia que você precisa. A Kieling explica porque você deve considerar esse método no seu negócio e como aplicá-lo com excelência. Continue lendo!
O que é Planejamento de Distribuição?
Aqui vai um cenário que enlouquece qualquer operador logístico ou varejista: prateleiras com espaços vazios, ao mesmo tempo em que o centro de distribuição (CD) está lotado!
Com a pandemia, a escassez de materiais deixou essa logística ainda mais complexa. De acordo com a Folha de São Paulo, nos Estados Unidos tornou-se comum ter itens em falta em diversos setores, de supermercados a concessionárias.
A boa notícia é que o Planejamento de Distribuição existe para evitar essa situação, que traz prejuízo para ambos os lados da transação. A estratégia consiste em uma série de etapas que buscam prever a necessidade de produtos na loja, organizar o estoque e estabelecer prioridades no abastecimento.
Por que aplicar na sua empresa?
Consolidar um Planejamento de Distribuição é a solução para não deixar seu cliente na mão!
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 93% dos entrevistados consideram a experiência de compra um fator importante ou muito importante. Oferecer o produto certo no momento em que o seu consumidor precisa dele também é uma maneira de fortalecer o relacionamento com o cliente e aperfeiçoar essa experiência.
Ainda conforme a pesquisa, 77% dos entrevistados acreditam que a maioria das empresas precisam melhorar a experiência. Aí você já tem uma oportunidade para se destacar entre a concorrência!
Falando sobre as vantagens financeiras, o Planejamento de Distribuição reduz ao máximo os gastos com uma das maiores despesas da logística: a armazenagem. Ao fim da operação, a diferença de custos será significativa!
Previsão de demanda
Nesta etapa, é preciso analisar os hábitos de compras dos seus consumidores.
Primeiro, entender quais são as mercadorias mais pedidas, e que por esse motivo acabam esgotando mais rápido. Esses são os que precisam de mais espaço no estoque do ponto de venda e do CD.
O objetivo é conseguir enxergar um padrão de consumo. Que indique, a curto e longo prazo, quais serão as tendências dos clientes. E a partir daí, adaptar as operações logísticas para suprir essas demandas da forma mais eficiente possível.
Os desafios são monitorar corretamente essas informações, sem exceder ou carecer na quantidade de itens, e acertar o timing de entregas!
Planejamento de distribuição na prática
O Planejamento de Distribuição só estará 100% alinhado com a operação se for uma estratégia personalizada.
Para iniciar o Planejamento com o pé direito, recolha informações como:
- Previsão de demanda, que falamos no tópico anterior!
- Produtos mais pedidos;
- Quantidade de mercadorias já em estoque ;
- Matérias-primas (aqui considere embalagens, sacolas, caixas, etc…);
- Prazos de entrega dos fornecedores;
- Espaço disponível de estoque no ponto de venda;
- Espaço disponível no CD;
- Mapeamento dos locais onde cada item é necessário.
E atenção para a dica da Kieling: Um software de alta qualidade ou um Sistema de Gestão Logística vão ajudar você no momento de recolher e organizar estes dados.
Com estes resultados é possível enxergar as operações da empresa de forma ampla, rastrear as conexões entre cada etapa, e entender como esses elementos interferem na entrega final do seu serviço.
Para ter uma análise atenta e receber as soluções que se encaixam perfeitamente às suas necessidades e as do seu cliente, é só chamar a Kieling!
A Força K é especialista em criar estratégias integradas à empresa. Nós cuidamos de todos os detalhes da Logística, inovando e trazendo o que há de melhor no mercado para você. Entre em contato para entender tudo que podemos fazer pelo seu negócio!
Kieling, Logística por inteiro.