Entrega de mercadorias: aprenda a otimizar o processo para evitar atrasos e avarias

Da Logística de abastecimento a entregas para o varejo. Entenda como criar um processo de transporte que supre todas as necessidades do seu cliente e traz lucro para empresa.

Você dedica 10 minutos para ler esse texto!

A distribuição de mercadorias é etapa fundamental tanto na Logística de abastecimento, quanto nos processos de finalização de compras para o varejo. Por isso, a Kieling trouxe os detalhes do que fazer e o que não fazer ao preparar sua estratégia. Para criar uma Logística de alta qualidade, sem atrasos ou avarias! Continua lendo:

Por que monitorar de perto as entregas de mercadorias?

Pontualidade é palavra-chave na Logística. Ela está diretamente ligada ao bom funcionamento de todos os processos internos de uma empresa, e é crucial para criar autoridade para o serviço.

No momento do carregamento, seja para o abastecimento da loja ou levando a mercadoria ao cliente final, cumprir prazos é fator decisivo para que seu consumidor continue escolhendo o seu serviço.

No varejo, os prazos servem para manter um relacionamento com cliente. Onde ele confia no seu serviço, e passa a consumi-lo mais vezes e com mais frequência. Para aqueles que precisam dos prazos para abastecer o estoque de matéria-prima, seguir corretamente o planejamento evita filas, atrasos e a falta ou excesso de produtos.  Por isso, a Kieling ensina você a seguir uma estratégia adequada ao seu negócio! Continua lendo:

Os motivos mais comuns que causam problemas na entrega

Já se perguntou quais ações abrem espaço para problemas durante o transporte? É preciso estar atento aos detalhes da sua rotina que podem estar sabotando esse processo. A Kieling fez uma lista com os motivos mais comuns:

1. Falta de planejamento!

Qualquer processo logístico existe baseado em planejamento. Negligenciar essa etapa significa assumir o risco de não estar completamente preparado para realizar a atividade e, consequentemente, perder lucro. O planejamento serve para ter um olhar estratégico sobre as operações. Considerando todos os detalhes para evitar quaisquer problemas, do momento da disposição dos itens para abastecer o caminhão, até chegar ao destino final!

2. Quantidade de produtos no estoque

A organização do estoque inicia muito antes do processo de distribuição. Para planejar o carregamento de forma assertiva e detalhada, em médio ou longo prazo, é necessário ter o estoque sob controle e saber quais produtos estão disponíveis para abastecer o caminhão.

Planeje quantos itens precisam ir até o destino, em qual período e já prepare o estoque para receber novas mercadorias depois da entrega.

3. Rotas mal definidas

Uma rota eficiente percorre a menor distância para entregar todos os itens. Do contrário, além de ter mais gasto com o transporte, alguns dos consumidores não irão receber os itens tão rápido quanto poderiam.  E, além de ser financeiramente desvantajoso, a sua empresa perde credibilidade perante o cliente.

4. Operadora Logística sem experiência na área

Quer dar uma chance para uma operadora logística sem experiência na área? Pense duas vezes!

Deixe seu planejamento logístico nas mãos de quem tem experiência em Logística, e é capaz de preparar você para as maiores dificuldades, colocando o seu negócio como prioridade. Essa é a Kieling!

Desde 2000 a Força K está comprometida em levar inovação e eficiência para as empresas com Logística de alta qualidade. São mais de 21 anos atuando com parceiros que nos trazem desafios para serem superados, e nós criamos estratégias para conquistar cada um deles. Aqui, a Logística é feita por quem sabe!

Como criar uma operação de entrega de alta qualidade?

Agora que você já sabe o que evitar na preparação dos translados, partimos para as soluções!

1. Planejamento para todos os processos logísticos

Planejamento, planejamento e mais planejamento! Uma ótima estratégia logística nasce a partir da preparação para realizá-la. Considere cada detalhe: desde as informações sobre estoque, eficiência da equipe, melhores rotas, horários otimizados para entregas, e qualquer outra informação que faça sentido para o seu negócio!

2. Defina prazos que façam sentido

É mais importante cumprir o seu acordo com o cliente, do que prometer uma distribuição dentro de um período irreal para a sua empresa. A agilidade é um fator muito importante na decisão de compra, mas manter o compromisso é o que faz com que ele continue buscando a sua solução.

Preocupe-se primeiro com o relacionamento com  cliente. Depois, trabalhe para acelerar os processos!

3. Garanta a segurança da mercadoria

Parte do receio que existe durante o deslocamento é sobre a segurança da mercadoria. O papel da operadora logística é utilizar todas as ferramentas e estratégias alcançáveis para evitar avarias. As dicas Kieling são:

        • Utilize embalagens adequadas a cada item;
        • Cuidado durante o abastecimento do caminhão;
        • Oriente a equipe sobre o manuseio da mercadoria;
        • Caso necessário, personalize o transporte e a embalagem para que estejam alinhados com o produto e tempo necessário de entrega.

4. Use a tecnologia ao seu favor

Tecnologia e Logística andam juntos para fornecer processos mais inteligentes e eficientes!

A Kieling aplica diariamente esse conceito. A partir do Sistema de Gestão Logística Kieling nossos clientes podem monitorar de perto todas as informações sobre a entrega. Prazos, rotas, destinos, quantidades… Enfim, qualquer dado que envolva esse e outros processos. Além disso, nosso Sistema apresenta os dados de forma visual, através de mapas e histogramas. Para você ter total controle sobre a informação.

Da Logística de abastecimento até o transporte e entrega para o cliente final, a Kieling desenvolve a solução perfeita para o seu negócio. Nossa experiência é transformar empresas através de Logística personalizada. Levando mais lucro e eficiência em cada processo. Gostaria de iniciar essa jornada de sucesso com a Força K? Entre em contato clicando aqui!

Kieling, Logística por inteiro.

Logística que faz a diferença

Eficácia no planejamento, rastreamento da carga e centralização de estoques.