Logística sazonal: prepare sua operação para os períodos de alta e baixa demanda
logística sazonal

Entenda como e quando utilizar a logística sazonal na sua empresa

O que é Logística Sazonal? 

Em todos os segmentos é comum percebermos períodos esporádicos onde as demandas crescem ou diminuem intensamente. A logística sazonal é a resposta que adapta as suas operações a essa situação! 

Desde o planejamento para comportar todos os pedidos, organização de estoque, equipe para atuar nas operações, envio de produtos, disponibilidade de itens na loja… Enfim, todas as etapas que levam a mercadoria até o consumidor final. 

Quer entender como criar um planejamento logístico que identifica a quantidade de demandas e tem espaço para atuar focado nas soluções? Continua lendo! 

Como se preparar?

Primeiro é preciso identificar em quais períodos do ano ocorrem variações nos pedidos. Estruturar uma previsão de demanda de acordo com o perfil dos seus clientes e tomando decisões baseadas em dados que condizem com a realidade da sua empresa. 

Por isso também é importante contar com o Sistema de Gestão Logística Kieling ao seu lado. Com ele, você seleciona e cruza informações para fazer uma análise prática, com mapas visuais, sobre todas as suas operações. 

Quando falamos em qualquer tipo de instabilidade, criar um planejamento logístico flexível é crucial! Isso não significa que os processos podem ser alterados a qualquer momento, mas sim que eles já contam com “margens” onde é possível adaptar as operações para atender demandas maiores ou menores. 

Você precisa de uma operadora logística que se integre ao seu negócio. Colocando suas prioridades em pauta e trazendo resultados reais ao longo de todo ano! 

Para entender melhor como se posicionar em momentos de alta ou baixa movimentação no mercado, confere os próximos tópicos:

Períodos de alta demanda

Começamos pela parte boa, os períodos de alta demanda. Momento de muito trabalho, entrega de serviços e produtos de qualidade! 

No varejo é onde melhor conseguimos enxergar o aumento exponencial de movimentação do mercado. As datas comemorativas são a causa principal, os lojistas vão a loucura com a procura por presentes, com destaque para: 

  • Páscoa
  • Dia das Crianças
  • Dia das Mães
  • Dia dos Pais
  • Dia dos Namorados
  • Black Friday
  • Natal 

Claro, cada empreendimento irá receber um tipo diferente de demanda para cada data, dependendo do público alvo e dos produtos que oferece. A tendência é de que lojas de brinquedos, por exemplo, vendam muito mais no Dia das Crianças e Natal. 

A Logística se preocupa em garantir que o estoque e a equipe serão suficientes para atender todas as necessidades da empresa, e que o consumidor final irá receber seus pedidos dentro do prazo estipulado. 

Como aqui tratamos de datas específicas, o planejamento para o período precisa ser feito com certa antecedência. 

A intenção é conseguir manter valores e prazos de frete curtos, para que todos os presentes cheguem a tempo, e não prolongar a data de entrega pela alta demanda – isso pode ser fator crucial para fechar suas vendas. A última semana antes da data comemorativa é quando a maioria dos consumidores procura pelos produtos, e espera tê-los em mãos com agilidade. 

Você pode encontrar como solução a contratação de uma equipe extra temporária. Busque profissionais que tenham experiência na área para organizar o estoque, carregar caminhões e também uma frota maior de vans e carros. Na data, também vale trabalhar com motoboys diretamente nas lojas, para fazer as entregas no mesmo dia!  

Para campanhas de vendas maiores, a logística também organiza as vitrines, a separação de brindes e a montagem de kits. Enviando materiais delicados, como alimentos e vidrarias, para que as lojas ao longo de todo o Brasil recebam a encomenda no mesmo dia e possam organizar a campanha dentro dos prazos estipulados. Essa é uma das soluções Kieling, a Just In Time! 

Períodos de baixa demanda

Se a demanda é baixa, a entrada de recursos financeiros também. 

Infelizmente, assim como os momentos de alta demanda, não conseguimos evitar os períodos de mercado menos ativo. Ainda assim, é possível lidar com eles. 

Além de planejar e estruturar seu calendário para entender em quais meses do ano essa situação acontece, mais do que nunca você precisa se apegar a um orçamento realista. É melhor ter uma equipe reduzida e contratar funcionários extras por um tempo limitado, caso necessário, do que correr o risco de ficar no seu limite financeiro para pagar todos. 

Uma boa dica é criar promoções, condições especiais de pagamento, oferecer frete mais barato ou um sistema de brindes vigente apenas dentro dessa época. Incentivando que seus clientes continuem consumindo um pouco a mais, mesmo que seja para aumentar o estoque, pois os benefícios que você ofereceu fizeram a comprar valer a pena. 

Uma operadora logística com experiência em planejamentos personalizados é quem melhor pode atender você nessas situações. A Kieling é a sua resposta! Com 20 anos de experiência em criar soluções focadas no negócio, a Força K é quem você precisa ao seu lado. 

Estamos prontos para atender você. Entre em contato pelos telefones ou clique aqui para ser direcionado ao nosso Whatsapp

Kieling, Logística por inteiro.

Logística que faz a diferença

Eficácia no planejamento, rastreamento da carga e centralização de estoques.