Entenda como e quando utilizar a logística sazonal na sua empresa
O que é Logística Sazonal?
Em todos os segmentos é comum percebermos períodos esporádicos onde as demandas crescem ou diminuem intensamente. A logística sazonal é a resposta que adapta as suas operações a essa situação!
Desde o planejamento para comportar todos os pedidos, organização de estoque, equipe para atuar nas operações, envio de produtos, disponibilidade de itens na loja… Enfim, todas as etapas que levam a mercadoria até o consumidor final.
Quer entender como criar um planejamento logístico que identifica a quantidade de demandas e tem espaço para atuar focado nas soluções? Continua lendo!
Como se preparar?
Primeiro é preciso identificar em quais períodos do ano ocorrem variações nos pedidos. Estruturar uma previsão de demanda de acordo com o perfil dos seus clientes e tomando decisões baseadas em dados que condizem com a realidade da sua empresa.
Por isso também é importante contar com o Sistema de Gestão Logística Kieling ao seu lado. Com ele, você seleciona e cruza informações para fazer uma análise prática, com mapas visuais, sobre todas as suas operações.
Quando falamos em qualquer tipo de instabilidade, criar um planejamento logístico flexível é crucial! Isso não significa que os processos podem ser alterados a qualquer momento, mas sim que eles já contam com “margens” onde é possível adaptar as operações para atender demandas maiores ou menores.
Você precisa de uma operadora logística que se integre ao seu negócio. Colocando suas prioridades em pauta e trazendo resultados reais ao longo de todo ano!
Para entender melhor como se posicionar em momentos de alta ou baixa movimentação no mercado, confere os próximos tópicos:
Períodos de alta demanda
Começamos pela parte boa, os períodos de alta demanda. Momento de muito trabalho, entrega de serviços e produtos de qualidade!
No varejo é onde melhor conseguimos enxergar o aumento exponencial de movimentação do mercado. As datas comemorativas são a causa principal, os lojistas vão a loucura com a procura por presentes, com destaque para:
- Páscoa
- Dia das Crianças
- Dia das Mães
- Dia dos Pais
- Dia dos Namorados
- Black Friday
- Natal
Claro, cada empreendimento irá receber um tipo diferente de demanda para cada data, dependendo do público alvo e dos produtos que oferece. A tendência é de que lojas de brinquedos, por exemplo, vendam muito mais no Dia das Crianças e Natal.
A Logística se preocupa em garantir que o estoque e a equipe serão suficientes para atender todas as necessidades da empresa, e que o consumidor final irá receber seus pedidos dentro do prazo estipulado.
Como aqui tratamos de datas específicas, o planejamento para o período precisa ser feito com certa antecedência.
A intenção é conseguir manter valores e prazos de frete curtos, para que todos os presentes cheguem a tempo, e não prolongar a data de entrega pela alta demanda – isso pode ser fator crucial para fechar suas vendas. A última semana antes da data comemorativa é quando a maioria dos consumidores procura pelos produtos, e espera tê-los em mãos com agilidade.
Você pode encontrar como solução a contratação de uma equipe extra temporária. Busque profissionais que tenham experiência na área para organizar o estoque, carregar caminhões e também uma frota maior de vans e carros. Na data, também vale trabalhar com motoboys diretamente nas lojas, para fazer as entregas no mesmo dia!
Para campanhas de vendas maiores, a logística também organiza as vitrines, a separação de brindes e a montagem de kits. Enviando materiais delicados, como alimentos e vidrarias, para que as lojas ao longo de todo o Brasil recebam a encomenda no mesmo dia e possam organizar a campanha dentro dos prazos estipulados. Essa é uma das soluções Kieling, a Just In Time!
Períodos de baixa demanda
Se a demanda é baixa, a entrada de recursos financeiros também.
Infelizmente, assim como os momentos de alta demanda, não conseguimos evitar os períodos de mercado menos ativo. Ainda assim, é possível lidar com eles.
Além de planejar e estruturar seu calendário para entender em quais meses do ano essa situação acontece, mais do que nunca você precisa se apegar a um orçamento realista. É melhor ter uma equipe reduzida e contratar funcionários extras por um tempo limitado, caso necessário, do que correr o risco de ficar no seu limite financeiro para pagar todos.
Uma boa dica é criar promoções, condições especiais de pagamento, oferecer frete mais barato ou um sistema de brindes vigente apenas dentro dessa época. Incentivando que seus clientes continuem consumindo um pouco a mais, mesmo que seja para aumentar o estoque, pois os benefícios que você ofereceu fizeram a comprar valer a pena.
Uma operadora logística com experiência em planejamentos personalizados é quem melhor pode atender você nessas situações. A Kieling é a sua resposta! Com 20 anos de experiência em criar soluções focadas no negócio, a Força K é quem você precisa ao seu lado.
Estamos prontos para atender você. Entre em contato pelos telefones ou clique aqui para ser direcionado ao nosso Whatsapp!
Kieling, Logística por inteiro.