Entenda quais fatores influenciam no valor do frete

A Kieling explica para você os detalhes dos fatores mais importantes a serem considerados na cotação do frete

Você leva 09 minutos para ler esse texto! 

Já teve dúvidas sobre como cotar adequadamente o frete? É preciso entender que a operação é um conjunto de processos e análises, que buscam trazer uma solução focada no cliente. Dentro desses fatores, existem formas de agregar valor e deixar o serviço mais interessante aos olhos do consumidor. A Kieling explica como: 

Por que é importante calcular o valor corretamente?

Dentre as preocupações de operadoras logísticas e clientes existe um fator em comum: o frete. Esse é um dos processos que mais requer planejamento e investimento para garantir que a operação funcione em 100% de capacidade e qualidade. 

Quem precisa deste serviço procura, primeiramente, por preços competitivos. Mas, na maioria das vezes, quer encontrar um meio termo entre o limite de orçamento e a segurança da mercadoria. 

Você não quer afastar possíveis consumidores com valores extremamente acima do mercado, nem perder credibilidade ou lucro com valores muito baixos. Portanto, faça uma análise honesta da operação, entenda quais gastos você deve cobrir e quanto de lucro precisa tirar disso. 

Para ajudar você a encontrar esse equilíbrio, a Kieling separou os principais fatores que influenciam no valor do frete. Assim, você sabe o que considerar no momento da cobrança. Continue com a gente: 

Os fatores que influenciam no valor do frete

1. Peso e dimensões

Itens muito grandes? Muito pequenos? O peso e a dimensão dos produtos são os primeiros detalhes analisados.

Como algumas mercadorias pequenas podem ser super pesadas, e outras que têm maior tamanho, podem ser leves, essas características definem um valor em conjunto. A partir delas você cria uma noção de como será o frete. Qual modal, tempo de carregamento, tempo de viagem, etc… 

2. Distância

A distância entre o ponto de coleta e o ponto de entrega afeta em gastos de forma indireta. A quantidade de combustível, manutenção do veículo, tempo que o motorista está trabalhando, rotas, pedágios, entre outros. Essa é a parte que mais exige custos operacionais! 

3. Agilidade 

Dependendo do prazo, é preciso encontrar diferentes recursos para realizar o transporte. Portanto, os prazos definidos influenciam fortemente na cotação do serviço. Até porque, realizar um translado de alta qualidade em tempo recorde é um grande desafio. 

Entregas de emergência requerem mais custos pois, muitas vezes, são soluções personalizadas. Um ótimo exemplo é a entrega em até 06 horas da Kieling, na rota POA-SP. Nela você encontra a estratégia exata para quem não pode perder um segundo até que o produto chegue ao destino final. E esse assunto tem tudo a ver com o próximo tópico!

4. Modal

Os modais mais requisitados são o rodoviário e aéreo. Pela velocidade, o aéreo requer mais investimento. Na maioria dos casos, o rodoviário supre todas as necessidades para uma ótima execução. Mas contar com um frete aéreo super qualificado é um alívio e uma segurança. 

É necessário definir prioridades: você precisa levar muita carga de uma vez só? Mais agilidade do que quantidade? Quer diminuir o preço? Tem mercadorias que precisam de customização? A partir daí, você escolhe o melhor modal, personalizando a operação. 

5. Segurança Mais segurança = mais valor agregado no transporte! 

Preservar os itens envolve diversos fatores, que iniciam muito antes do deslocamento. Desde o momento em que elas são organizadas no estoque é preciso garantir que não aconteçam avarias. 

No momento do carregamento, a Kieling tem atenção especial a disposição das embalagens, que são adaptadas para cada produto. Garantindo máxima proteção. 

As personalizações em geral elevam o custo do serviço. Porém, são necessárias para garantir um transporte excelente e que não corra o risco de danificar nenhum item. Além disso, o preço que consta na Nota Fiscal das peças também interfere na precificação. É ele que define o risco da atividade e vários impostos são cobrados a partir dessa informação. 

Importante lembrar também de algumas taxas e tarifas que são fixas para qualquer tipo de frete: 

  • Pedágios
  • ICMS — Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
  • Taxa de Restrição ao Trânsito (TRT)
  • Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS)

Gerenciando os processos de frete

Aqui na Kieling estamos sempre repetindo: inicie pelo planejamento! Com o frete não é diferente. Para conseguir dar um check em todos os fatores que listamos neste texto, é necessário criar uma organização que defina prioridades e entenda como realizar, na prática, cada uma delas. 

Claro que, nesse momento, contar com uma tecnologia de gestão também é super importante. Para ficar de olho em cada etapa, observando brechas nos processos e trazendo soluções antes mesmo que os problemas aconteçam. 

A Kieling é a operadora logística que você procura para ter máxima qualidade e segurança do transporte. Tudo combinado com muita experiência na área, para oferecer as melhores opções, e a tecnologia que colocará você no controle do seu negócio. Entre em contato conosco para conhecer os detalhes! 

Logística que faz a diferença

Eficácia no planejamento, rastreamento da carga e centralização de estoques.