Logística de abastecimento: reduza os custos nos processos logísticos

Escolha a logística de abastecimento que melhor se adapta a sua empresa para lucrar mais

Você leva 08 minutos para ler esse texto!

Entenda todas as possibilidades que a logística de abastecimento pode apresentar para o seu negócio. A Kieling dá as dicas para acertar na implementação dessa estratégia e mostra o caminho para utilizá-la de forma personalizada. Confere!

O que é Logística de Abastecimento?

Já teve sua linha de produção parada por falta de suprimentos?

Esse é um dos piores cenários para operadores logísticos e gerentes. Mas, apesar dos imprevistos, existem estratégias que evitam ao máximo esse problema!

A logística de abastecimento busca controlar o fluxo de produtos antes mesmo de chegarem ao local de armazenamento, e continua até que seja adquirido pelo consumidor final. Para isso, se sustenta em três pilares cruciais:

  1. Negociação com fornecedores
  2. Gestão da matéria-prima
  3. Gerenciamento do estoque

Esse é um ramo da logística empresarial que se estende para vários setores, pois leva em consideração que cada a cadeia de suprimentos requer artifícios personalizados para manter a operação em dia.

Continue lendo para entender se essa é a solução que o seu negócio precisa!

Tipos de abastecimento

Existem diferentes formas de conduzir uma logística de abastecimento. Que dependem diretamente da necessidade e capacidade de armazenamento da empresa, sendo os principais:

  • De acordo com demanda

Nem mais nem menos do que o necessário.

A logística de abastecimento de acordo com a demanda já se explica pelo nome. A velocidade da produção é o que define o quanto será adquirido e qual a frequência para novas compras de matéria-prima.

Essa é uma boa estratégia para quem quer reduzir gastos com armazenamento, diminuindo o estoque.

  • Estoque de segurança

Para quem já sofreu ou ainda sofre com a escassez de insumo, essa é a sua solução.

Sua empresa não pode arriscar ficar parada? Então é melhor investir um pouco mais. Certificando-se que terá um estoque de segurança, e estará preparado para qualquer imprevisto.

Nessa situação, é indispensável ter atenção especial ao armazenamento. Já que alguns materiais podem perder qualidade dependendo da quantidade de tempo que ficarem parados no estoque.

Para os setores que têm enfrentado as instabilidades da pandemia e não conseguem garantir a compra frequente de suprimentos por falta de fornecedores, é melhor trabalhar com essa segurança!

  • Just In Time

Essa estratégia trabalha com um conceito diferente das outras. As mercadorias só são produzidas após a compra pelo consumidor final.

Dessa forma, os gastos com estoque se resumem a zero. Mas por outro lado, a produção fica refém da disponibilidade e demanda dos fornecedores, e os seus clientes devem estar dispostos a esperar um prazo maior para receber o produto

Por que usar essa estratégia na sua empresa?

  • Integração com fornecedores
    Criar uma relação mais próxima com os fornecedores é uma ótima oportunidade para ganhar descontos e firmar uma parceria.
    Você pode inclusive escolher dois ou três fornecedores que entregam exatamente o que você precisa, e negociar com eles os valores já deixando claro a frequência com que você irá comprar, fidelizando sua operação a ele!
  • Evita a perda de materiais

Com a logística de abastecimento, você pode escolher a melhor abordagem para evitar a perda de insumos.

Calcular exatamente quanta matéria-prima é necessária no estoque é tanto uma forma de impedir excessos quanto escassez.

  • Armazenamento na medida certa
    Se fizer sentido para o seu negócio, essa também é uma oportunidade de diminuir despesas com armazenamento. Mantendo o mínimo de itens disponíveis em estoque ou ainda, sem manter nada!
  • Redução de custos
    No fim, todas essas vantagens possuem um fator em comum: a redução de custos.
    A logística de abastecimento otimiza todos os processos que envolvem a disponibilidade das mercadorias, planejando os próximos passos até que o produto chegue ao consumidor final.

Como garantir a eficiência da Logística de Abastecimento?

Use a tecnologia ao seu favor
Tecnologia e logística tem tudo a ver!

Principalmente para organizar as operações, é bom ter a tecnologia ao seu lado. E a Kieling tem a solução certa para sua empresa: um Sistema de Gerenciamento Logístico completo e fácil de usar.

Através dessa ferramenta você armazena, organiza e consegue visualizar todas as informações em um mapa visual. Facilitando o planejamento a curto e longo prazo, assim como sendo um apoio para tomar decisões assertivas em relação ao negócio.

Escolha a Kieling
A Kieling é o elo para integrar logística inovadora e a sua empresa.

Com mais de 20 anos de experiência em criar soluções personalizadas, a Força K é o time que você precisa ao seu lado para dar o primeiro passo em direção ao controle dos seus processos.

Aqui na Kieling, nós tornamos possível uma logística mais rápida, eficiente e adaptada às suas necessidades.

Para conhecer melhor todos os nossos serviços, entre em contato!

Logística que faz a diferença

Eficácia no planejamento, rastreamento da carga e centralização de estoques.