Omnichannel: os 3 maiores desafios da Logística e como superá-los

Omnichannel: os 3 maiores desafios da Logística e como superá-los

Quer entender como implementar e otimizar uma estratégia de Omnichannel na Logística da sua empresa? A Kieling ensina!

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Nesse Blog Post da Kieling você irá aprender o conceito de Omnichannel, por que essa estratégia é tão complexa de ser aplicada com excelência na Logística e como você irá superar cada um dos desafios que enfrentará no momento de efetivá-la na empresa. Da integração de processos ao pós-venda, a Kieling ensina você a ter sucesso na implementação de mais essa estratégia.

 

O que é Omnichannel?

 

Primeiro passo: você entende o que é Omnichannel? Essa é uma estratégia que consiste no uso de informações simultâneas. Conectando sistemas online e offline da empresa. Para, dessa forma, otimizar as atividades e estar mais próximo do cliente.

Quanto mais presença dos sistemas online, mais você pode perceber a criação de canais omnichannel. Já que, muitas vezes, o canal digital se torna uma expansão da loja física e ambos precisam estar integrados para levar ao consumidor uma experiência de compra completa. 

Sendo um método que altera todo o processo de venda, é necessário trabalhar com uma Logística adaptada a esse cenário. O que não é um problema quando o planejamento é feito por quem sabe! Podemos definir algumas etapas comuns na Logística de Omnichannel:

  • Comprar um produto através de uma plataforma digital e retirá-lo na loja física;
  • Acessar pelo site as informações sobre o estoque de um produto desejado;
  • Devolver um produto após a compra pelo site;
  • Realizar uma compra online e trocar o produto na loja física;
  • Procurar por referências de uma marca online e concluir a compra na loja física.

Apesar de parecerem simples, é muito complexo colocar todas essas atividades na prática. Por isso, queremos apresentar para vocês os 3 principais desafios da Logística em relação ao Omnichannel, e ensinar você a superá-los! Continua com a gente:

 

Integrar processos 

 

Lidar com muitos dados é uma missão complexa. No momento de integrar processos, são necessários alguns passos básicos:

  1. Monitorar e organizar informações gerais da empresa;
  2. Encontrar soluções para fazer as atividades funcionarem simultaneamente e de forma otimizada;
  3. Repassar esses dados para todos os setores da empresa e, muitas vezes, aos consumidores.

Para esse desafio, a Kieling tem a resposta: utilize um ótimo Sistema de Gestão Logística. Essa é a ferramenta necessária para ter controle sobre quaisquer transações que acontecem antes, durante e após as operações. Registrando detalhes como rotas, datas de entrega, atrasos, adiantamentos, estoque, etc… e apresentando todos esses dados como mapas, planilhas ou histogramas.

Com ele, você planeja e monitora as atividades internas, para selecionar quais informações são relevantes para sua persona, apresentá-las da melhor forma e o mais importante, identificar espaços para aplicar melhorias.

 

Gerenciar transporte 

 

Ao gerenciar o transporte de um Omnichannel, o objetivo principal é evitar atrasos e avarias. Isso porque a experiência do cliente é o foco dessa estratégia. Portanto, a satisfação dele em relação a compra é muito importante, e não existe nada mais frustrante do que comprar um item com muita expectativa e ter problemas no momento de recebê-lo.

O papel da operadora logística é identificar modais que supram as necessidades da empresa, assim como criar rotas personalizadas. Garantindo agilidade na entrega e a segurança da mercadoria.

 

Pós-venda na prática

 

Pós-venda de qualidade é manter contato com o consumidor depois da compra, perguntando sobre sua experiência e garantindo que ele reiniciará o ciclo de compras na sua loja novamente. E a atuação da Logística nessa etapa é crucial!

Logo após a compra, a operadora logística deve fornecer as informações sobre como e quando a mercadoria chegará no endereço escolhido pelo cliente.

As trocas e devoluções também fazem parte do pós-venda, e é responsabilidade da Logística organizá-las. Seja coletando o item em algum ponto de entrega, passando a função de devolução para o consumidor ou otimizando o estoque para possibilitar a compra de algo virtualmente, e trocá-lo na loja física. Depois disso, ainda é preciso planejar uma série de processos que avaliem se o produto devolvido pode ser vendido novamente ou descartado.

Apesar de serem muitas etapas e um serviço complexo, a relevância da estratégia só cresce, principalmente no varejo. A Polishop é um exemplo claro desse sucesso, que ampliou os serviços para se reinventar na pandemia e agora foca em ampliar suas operações logísticas.

 

Como garantir sucesso na Logística para Omnichannel: 

 

É crucial que o planejamento para implementar o Omnichannel na empresa seja personalizado, e criado por quem tem experiência na área. Dessa forma o seu negócio estará preparado para imprevistos e seus processos serão capazes de trabalhar, também, evitando problemas. Por isso você precisa da Kieling!

Há mais de 21 anos a Kieling trabalha apoiando empreendedores e integrando nossos serviços às empresas, para criar operações logísticas eficazes, assertivas e que supram as necessidades dos clientes de forma específica. Entre em contato para entender tudo que a Força K tem para oferecer!

Kieling, Logística por inteiro.

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